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1. O que são operações de empréstimo com “Compra de Dívida” e como funcionam?
As operações de compra de dívida têm como finalidade pagar alguma parcela que já esteja descontando no contracheque para que este valor descontado mensalmente possa ser agregado à margem de um novo contrato.
Ex. Um cliente tem um empréstimo pelo banco FHE que desconta mensalmente R$ 200,00. O banco quita as parcelas que estão em aberto.
A parcela que não será mais descontada (200,00 FHE) será somada à margem do novo contrato Bancário. .
O valor que foi pago pelo banco referente às parcelas do FHE será deduzido do valor líquido do cliente. Em muitos casos estas operações são feitas para os clientes que não tem margem ou ela é insuficiente para fazer um novo empréstimo. .
2. O que é necessário para uma operação com “Compra de Dívida PMSP”?
Além da documentação normal (vias da proposta e documentação do cliente), é necessário que acompanhe junto uma CARTA DE SALDO DEVEDOR, BOLETO BANCÁRIO ou POSIÇÃO DE DÍVIDA, que servirá para informar o valor real da dívida e viabilizar a quitação. .
O cliente também deve assinar uma via “COMPRA DE DÍVIDA Nota promissória” para cada contrato comprado.

3. O que é “Carta de Saldo Devedor”, “Boleto Bancário” ou “Posição de Dívida PMSP ”?
São documentos fornecidos pelo banco, que descriminam o valor do saldo devedor (= soma das parcelas que ainda não foram descontadas no contracheque).
Em alguns casos, a soma destas parcelas que ainda não descontaram, recebe um desconto pelo seu pagamento antecipado. .
A Carta de Saldo Devedor geralmente é um documento, de uma página, em folha comum, onde constam os dados para quitação da dívida. .
Na Carta, deve constar no mínimo o saldo devedor, valor da parcela que está sendo quitada, data de vencimento e forma de pagamento da dívida. .
O Boleto Bancário é um documento que viabiliza a quitação direto no caixa e/ou na rede bancária conveniada. .
Deve conter o valor do saldo devedor, a data de vencimento e o valor da parcela que será comprada. .
Alguns boletos não descriminam o valor da parcela, neste caso definiremos outros critérios para confirmar a parcela que será comprada. .
A posição de dívida é um formulário interno dos bancos que informa o valor da dívida no dia da emissão, este formulário não tem data de vencimento, em alguns casos tem data de emissão. .
As quitações destes bancos ou convênios, que fornecem apenas a posição da dívida, podem se tornar inviáveis, pois em alguns casos o próprio cliente deve quitar a dívida. .

4. Como solicitar a “Carta de Saldo Devedor”, “Boleto Bancário” ou “Posição de Dívida PMSP”?
Cada banco possui o seu procedimento, a maioria dos bancos exige que o próprio cliente entre em contato solicitando, já outros, a APS PROMOTORA consegue solicitar, desde que o cliente forneça previamente uma procuração autorizando. .
Descrevemos logo abaixo como solicitar a carta de saldo devedor nos principais bancos. . .
*ABM
O Servidor da Prefeitura SP deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 602 0022 e solicitar o boleto para quitação da dívida.
.
*ALFA
O cliente Servidor da Prefeitura SP deve entrar em contato com o banco pelo fone 51 33379119 e solicitar o boleto para quitação da dívida.
.
*ASPECIR
O Servidor da Prefeitura SP deve fazer uma declaração de próprio punho (modelo), não é necessário reconhecimento de assinatura.
Esta declaração deve nos ser enviada com cópia do RG, CPF e último contracheque. .
A carta de saldo devedor será retirada por nos. .
< * SEMEAR
O cliente Servidor da Prefeitura SP deve fazer uma declaração de próprio punho (modelo), sendo necessário reconhecimento de assinatura.
Esta declaração deve ser enviada diretamente para o banco com cópia do RG, CPF e comprovante de residência. .
O boleto para quitação será enviado para a casa do Funcionário da Prefeitura SP.
*BANCO DO BRASIL
O próprio Servidor da Prefeitura SP deve solicitar em sua agência bancária a “posição de dívida”.
Em alguns casos se torna inviável, pois a quitação da dívida deve ser feita pelo próprio Servidor da Prefeitura SP.
A “posição de dívida” não tem data de vencimento, mas deve ser atualizada.
*BANRISUL
O próprio Servidor da Prefeitura SP deve solicitar em uma agência bancária a “posição de dívida”.
Em alguns casos se torna inviável, pois a quitação da dívida deve ser feita pelo próprio Servidor da Prefeitura SP.
A “posição de dívida” não tem data de vencimento, mas deve ser atualizada. .
*BBM
O Servidor da Prefeitura SP deve fazer uma declaração de próprio punho (modelo) solicitando o saldo devedor para a quitação.
A declaração e o comprovante de residência deverão ser enviados diretamente para o banco.
O boleto para quitação será enviado para a casa do pensionista do IPREM.
*BGN
O Servidor da Prefeitura SP deve entrar em contato com o banco pelo fone 4004 5280 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 701 5280 (demais localidades) e solicitar o boleto para liquidação da dívida.
O boleto para quitação poderá ser enviado para a filial mais próxima de sua residência ou enviado para a casa do pensionista do INSS.
Se houver divergências nas confirmações, cliente será orientado a comparecer na Filial mais próxima, munido de seus documentos pessoais e comprovante de residência atualizado para atualização dos dados cadastrais e conclusão da sua solicitação; caso cliente não puder comparecer na Filial mais próxima, encaminhar carta a próprio punho com firma reconhecida e comprovante de residência atual via e-mail, fax ou correios.
*BICBANCO
O Servidor da Prefeitura SP deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 725 00 48 e solicitar o boleto para liquidação da dívida. .
*BMC
As solicitações de boletos serão feitas somente pela Agência Bradesco Promotora - Porto Alegre.
Nos casos em que o Servidor da Prefeitura de SP desejar realizar a quitação, contatar no telefone 0800 55 72 22, onde receberá a orientação para a solicitação.
*BMG
A solicitação de saldo devedor para o BMG para liquidação antecipada não será mais aceita pelo banco quando gerada através do BMG Consig.
Para obter o formulário o cliente deve proceder da seguinte forma:
1-Cliente residente na Capital:
Deverá solicitar o formulário pessoalmente, junto as filiais da Prestaserv.
2-Cliente residente no Interior:
Deverá ligar para o 08007232012 do BMG ou 08007242101 do ITAU, solicitando a carta.
O banco irá enviar ao cliente o formulário que deverá ser preenchido remetido para os endereços abaixo:
BMG
Caixa Postal 1971
CEP: 30.411-970
Belo Horizonte –
Referencia no envelope: Solicitação de saldo devedor
ITAU
Caixa Postal 1990
CEP: 30.411-970
Belo Horizonte – MG
Referencia no envelope: Solicitação de saldo devedor
*Em ambos os casos (clientes capital/clientes interior), o formulário deverá conter, obrigatoriamente, todos os dados do cliente, conforme abaixo:
• Nome completo;
• Número do CPF;
• Número do documento de identidade;
• Número da matrícula / benefício;
• Número do contrato;
• Dados bancários para possível ressarcimento;
• Telefones de contato;
• Endereço completo com CEP;
• Assinatura (conforme documento de identidade apresentado)
Junto ao formulário, deve ser anexada cópia do documento de identidade com foto com o: RG, CNH ou Identidade Profissional, CPF, comprovante de endereço (atualizado nos últimos três meses e em nome do cliente).
São aceitos como comprovante de endereço: contas de concessionárias públicas de água, luz e telefone fixo; faturas do cartão de crédito ou extratos bancários enviado via Correios.
O formulário terá validade de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de sua emissão, e caso seja entregue após esta data, o cliente deverá efetuar novo pedido.
Nota: Não emite solicitação de saldo devedor. .
*BONSUCESSO
Os servidores públicos e pensionistas da Administração Direta (IPREM) e Autárquica do Município de São Paulo
Entrar em contato com o banco pelo fone 0800 709 1234 ou 0800 729 8080 e solicitar o boleto para liquidação da dívida.
*BRADESCO
O próprio aposentado ou pensionista do INSS deve solicitar em uma agência bancária a “posição de dívida”.
Em alguns casos se torna inviável, pois a quitação da dívida deve ser feita pelo próprio aposentado ou pensionista do INSS
A “posição de dívida” não tem data de vencimento, mas deve ser atualizada.
*BV FINANCEIRA
O funcionário da prefeitura de São Paulo deve entrar em contato com o banco pelo fone 3003.1616 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 701 8600 (demais localidades) e solicitar o boleto para liquidação da dívida.
*CACIQUE
O Iprem, Instituto de Previdência Municipal de São Paulo; Serviço Funerário-SFMSP.; Hospitalar-HSPM-serviços de saúde do município de São Paulo
deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 770 0889 e solicitar o boleto para liquidação da dívida no caso de forças armadas,se for INSS pode se dirigir a qualquer filial.
*CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
O próprio cliente servidor federal SIAPE deve fazer uma declaração de próprio punho (modelo) e solicitar na sua agência bancária a “posição de dívida”.
A “posição de dívida” não tem data de vencimento, mas deve ser atualizada.
*CAPEMI/CAPEMISA
O cliente pode se dirigir à agência mais próxima ou deve fazer uma declaração de próprio punho (modelo), com assinatura reconhecida em cartório.
A declaração deve ser enviada diretamente ao banco, com cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, último contracheque e telefone para contato.
O boleto será enviado direto para a casa do cliente. O formulário e documentos anexados deverão ser encaminhados para o endereço abaixo:
Rua Coronel Genuíno, 421 – conj.501
CEP. 90010-350
Centro – Porto Alegre/RS
*CREDIBEL
O Servidor federal deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 545 1001 ou 0800 770 81 31 e solicitar o boleto para liquidação da dívida.
*CREFISA
O cliente INSS deve entrar em contato com o banco pelo fone 4004.4001 e solicitar o boleto para quitação da dívida
*CRUZEIRO DO SUL
O PMSP deverá enviar uma carta de próprio punho para o BCSUL (endereço abaixo), solicitando o saldo devedor e o código identificador para quitação
Nesta carta deverão ser informados: NOME, CPF, DATA NASC., ENDEREÇO, TELEFONE CONTATO e o CONVÊNIO, devendo ainda ser anexadas cópias do CPF, RG, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.
O cliente PMSP deverá assinar e reconhecer firma por autenticidade.
O saldo devedor e código para pagamento serão enviados para a casa do PMSP
O formulário e documentos anexados deverão ser encaminhados para o endereço abaixo:
Área de Apoio Comercial
Av. Funchal, 418 7º andar.
CEP. 04551-060
Vila Olímpia – São Paulo / SP .
*DAYCOVAL
O cliente GCM deve entrar em contato com o banco pelo fone 0300 111 2323 e solicitar o boleto para quitação da dívida
Será enviado um formulário para a casa do GCM, que deverá ser preenchido de próprio punho e remetido ao banco
Posteriormente, o boleto será enviado para a casa do GCM.
*FHE (FAM)
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 61 3040 e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*FIBRA
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 703 4272 e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*FICSA
O cliente HSPM deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 702 8100 e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*GBOEX
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 541 2483 e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*GE
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 722 4357 (interior) ou 4004 4357 (capital) e solicitar o boleto para quitação da dívida
O boleto será enviado para casa do cliente
*HSBC
O próprio servidor da prefeitura de São Paulo deve solicitar em uma agência bancária o boleto para pagamento da dívida
*IBI
O próprio cliente deve solicitar em uma agência bancária o boleto para pagamento da dívida
* INDUSTRIAL
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 725 2222 e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*INTERMEDIUM
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 701 7717 – opção 3 (saldo devedor) e solicitar o boleto para quitação da dívida
*ITAÚ
O próprio cliente da Prefeitura de São Paulo deve solicitar em uma agência bancária a “posição de dívida”
Em alguns casos se torna inviável, pois a quitação da dívida deve ser feita pelo próprio da Prefeitura de São Paulo
A “posição de dívida” não tem data de vencimento, mas deve ser atualizada
*LUSO
O cliente deve entrar em contato através do telefone 0800 16 16 56 e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*MATONE
O cliente deve entrar em contato através do telefone 0800 724 0123 e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*MÁXIMA
O cliente deve fazer uma declaração de próprio punho (modelo) solicitando o saldo devedor, com reconhecimento de assinatura
Esta declaração deve ser enviada diretamente para o banco com cópia do RG, CPF e comprovante de residência em nome do próprio ou de parente próximo, nesse caso enviar o RG da pessoa
O boleto será enviado para casa do cliente
O formulário e documentos anexados deverão ser encaminhados para o endereço abaixo: AV. Nossa Senhora de Copacabana, 73 – 5º andar
CEP. 22020-002
Copacabana/RJ
*MBM PREVIDÊNCIA PRIVADA
O cliente deverá fazer uma declaração de próprio punho (modelo), não é necessário reconhecimento de assinatura
Esta declaração deve ser enviada para nossa empresa com cópia do RG, CPF e último contra cheque
O boleto será enviado para a casa do cliente
*MERCANTIL DO BRASIL
O cliente deve entrar em contato através do telefone 0800 704 0286 e solicitar o boleto para liquidação da dívida, ou se dirigir a sua agência
*MONGERAL UNIBANCO
O cliente pode ligar para o número 4003 3355 (capitais e regiões metropolitanas) 0800 8813355 (para demais regiões) para verificar para qual agência deve se dirigir
Ou o cliente pode solicitar em uma agência bancária a “posição de dívida”, portando RG e CPF
Em alguns casos se torna inviável, pois a quitação da dívida deve ser feita pelo próprio cliente
A “posição de dívida” não tem data de vencimento, mas deve ser atualizada
*MORADA
Se é da Prefeitura de São Paulo deverá fazer uma declaração de próprio punho (modelo), com reconhecimento de assinatura
A declaração deve ser enviada diretamente ao banco, com cópia dos seguintes
documentos: RG, CPF, comprovante de residência, telefone para contato
A carta de saldo devedor será enviada diretamente para a casa do cliente da Prefeitura de São Paulo
*PANAMERICANO
O cliente do INSS deve procurar uma das filiais do banco ou entrar em contato através do telefone 0800 775 8686 (interior) 4002 1687 (capital) e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*PARANÁ BANCO
O cliente deve preencher a solicitação no site do banco (http://institucional.paranabanco.com.br/para-voce/Paginas/consulta-saldo-devedor.aspx ), imprimir a declaração e reconhecer assinatura no cartório
A declaração, a cópia do RG, CPF, comprovante de residência e último contracheque devem ser enviados pelo próprio cliente, no endereço indicado na declaração de solicitação
O boleto será enviado para a casa do cliente
*PECÚLIO UNIÃO
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone 4003 1415 e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*PINE
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone (11) 3504 8329, e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*PORTOCRED AGPTEA – CONVÊNIO NOSSO
O cliente deve contatar nossa central de atendimento e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*PORTOCRED - ABSDAER, AFAFE, AIERGS, ASJ & CIRCULO
O cliente deve contatar a Portocred pelo telefone 0800.600.0777, e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*PREVIMIL
O cliente deve entrar em contato com o convênio pelo fone 51 3212 0592 e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*PROSPER
O cliente deve enviar um e-mail para tesouraria.liquidacao@bancoprosper.com.br com nome completo, CPF e data do vencimento, solicitando o boleto para liquidação da dívida
*REAL
O próprio PMSP deve solicitar em uma agência bancária a “posição de dívida”
Em alguns casos se torna inviável, pois a quitação da dívida deve ser feita pelo próprio cliente
A “posição de dívida” não tem data de vencimento, mas deve ser atualizada
*RS PREVIDÊNCIA / SIMPLES SERVIÇOS FINANCEIROS
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 705 7777 e solicitar o boleto para quitação da dívida
*RURAL (SIMPLES)
Entrar em contato pelo número 0800 705 777, para verificar o procedimento
O cliente da prefeitura SP deve fazer uma declaração de próprio punho (modelo) solicitando o saldo devedor para a quitação
A declaração e as cópias de RG, CPF, comprovante de residência (máximo de 30 dias) e último contracheque deverão ser reconhecidas por autenticidade e enviadas diretamente para o banco
O boleto para quitação será enviado para a casa do cliente
* SABEMI
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 8801 900 ou 4003 1415 e solicitar o boleto para quitação da dívida
*SAFRA
O cliente deve entrar em contato com o banco pelo fone 0800 772 5755 e solicitar o boleto para quitação da dívida
*SANTANDER
O cliente deverá acessar o serviço via Central de Atendimento Santander, pelo telefone (11) 4004-3535 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 702 3535 (Outras localidades)>opção 4 (Empréstimos e Financiamentos)>opção 4 (Crédito Consignado e Crédito INSS) para Correntistas com o produto e >opção 5 (Crédito Consignado) para Não Correntistas com o produto
*SCHAHIN (BCV)
O cliente deve fazer uma declaração de próprio punho (modelo), com assinatura reconhecida em cartório
A declaração e as cópias de RG, CPF, comprovante de residência e último contracheque deverão ser enviadas diretamente para o banco
O boleto para quitação será enviado para a casa do cliente
*SEMEAR
O cliente deve fazer uma declaração de próprio punho (modelo), com assinatura reconhecida em cartório
A declaração e as cópias de RG, CPF, comprovante de residência e último contracheque deverão ser enviadas diretamente para o banco
O boleto para quitação será enviado para a casa do cliente
Se necessário entrar em contato pelo número 31 3516 7063
*UPOFA
O cliente deve fazer uma declaração de próprio punho (modelo), com assinatura reconhecida em cartório
A declaração e as cópias de RG, CPF, comprovante de residência e último contracheque deverão ser enviadas por fax ao número (41) 3223.4223.
O boleto para quitação será enviado para a casa do cliente
*UNIBANCO
O próprio servidor minícipal de São Paulo deve solicitar em uma agência bancária a “posição de dívida”
Em alguns casos se torna inviável, pois a quitação da dívida deve ser feita pelo próprio cliente
A “posição de dívida” não tem data de vencimento, mas deve ser atualizada
*UGPT
O cliente deve entrar em contato com a Pórtico pelo fone 51 3212 1212 e solicitar o boleto para liquidação da dívida
*UNIPREV (SUL FINANCEIRA – SIAPE)
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