EMPRÉSTIMO PMSP BGN-3536-3414-Cetelem reforça aposta


A Cetelem, financeira do grupo BNP Paribas, está aumentando a participação de cartões de crédito na sua carteira e reduzindo a dos empréstimos concedidos por meio de 70 parcerias com o varejo. A informação foi dada a este jornal pelo diretor executivo de desenvolvimento e marketing da Cetelem no Brasil, Franck Vignard-Rosez.

A Cetelem espera terminar o ano com uma carteira de R$ 3,7 bilhões, estável em relação a junho último: "O crescimento dos cartões compensará a queda nos empréstimos por meio de varejistas". Segundo Vignard-Rosez, a emissão de cartões passou de uma média de 25 mil plásticos por mês no ano passado para 100 mil neste ano, e o faturamento triplicou. O executivo diz que os negócios tem sido alavancados pela participação cada vez maior das classes C e D (com rendimentos entre R$ 700 e R$ 1,1 mil mensais).

Mas a financeira não deve abandonar as parcerias, ao contrário: prevê o fechamento de outras no ano que vem. "Como a população de baixa renda não gosta de entrar em bancos e financeiras, o varejo atua como porta de entrada de clientes potenciais para a Cetelem", diz

Incorporação do BGN
Com a incorporação dos ativos do Banco BGN, adquirido pela Cetelem em junho, a carteira de empréstimos da financeira salta para R$ 5,4 bilhões. O banco é forte em consignado e tem forte presença no Nordeste, região onde Vignard-Rosez também vêm o maior potencial de crescimento no Brasil. "Queremos aproveitar a rede de distribuição do BGN para vender cartões de crédito e aproveitar as parcerias com o varejo da Cetelem para vender mais crédito consignado", disse. A aquisição, que ainda aguarda autorização do Banco Central, é o maior investimento realizado pela França no Brasil, garante o executivo.

A Cetelem tem mais de 30 milhões de clientes e 21 mil colaboradores em 27 países, nos quatro continentes. No Brasil, está desde 1999, onde foi uma das primeiras a oferecer cartões co-branded com redes como Fnac, Armarinhos Fernando, Fast Shop, Colombo, Telhanorte, Submarino, Kalunga e Casa & Vídeo

Cetelem reforça Cetelem reforça aposta em cartões Gazeta Mercantil - 16/10/2007

Gazeta Mercantil - 16/10/2007 Públicado em- 09/08/2007
Leitura em 13/03/2014 18:24:27