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O presidente do grupo Itaú Seguros, terceiro maior do Brasil no segmento, está extremamente satisfeito com o resultado das operações das companhias de seguro, previdência e capitalização. Segundo Luiz de Campos Salles, a lucratividade do grupo evoluiu 107%, passando de R$ 150 milhões para R$ 311,6 milhões. "O maior índice de crescimento entre os cinco principais grupos seguradores", afirmou, citando o estudo realizado pela companhia com base nos balanços publicados.
Além do impacto positivo da equivalência patrimonial de R$ 120,8 milhões da Itaú Capitalização, que não constava em 2001, Campos Salles citou a melhora no índice combinado (prêmios menos despesas), principal indicador do ganho com a operação de seguros, como o responsável pelo bom desempenho da companhia. Excluindo-se saúde, cuja operação foi encerrada há anos, restando apenas o "run off" da carteira, o índice foi de 98,7% e com saúde de 99,7%.
"Os dois são menores que 100% e isso é um grande avanço. Estamos colhendo os frutos de anos de investimentos, que ainda continuam a ser feitos, na precificação dos produtos, informatização da regulação de sinistros e no controle de fraude. Segundo o executivo, trata-se de segundo melhor índice entre os cinco maiores grupos seguradores, segundo o estudo. A média do setor, segundo dados da Susep, está em 107%.
Como o lucro, o patrimônio liquido da Itaú Seguros também deu um grande salto, de R$ 755,2 milhões para R$ 1,6 bilhão, em decorrência da incorporação societária da Açores Administração e Participação Ltda, uma holding do grupo Itaú. Considerando-se o lucro líquido sobre o patrimônio médio do ano, o retorno do investimento ao acionista foi de 26,1%. Se considerarmos o do final do exercício, já com a incorporação, o percentual de retorno cai para 19,1%. Mas para Campos Salles, a conta mais correta, do ponto de vista gerencial, é a que excluí todas as holdings que não são ligadas a seguro. Dessa forma, a conta da rentabilidade gerada pelas operações de seguro, previdência e capitalização sobe para 41,6%.
Em faturamento de vendas, o executivo cita quatro versões que estão sendo utilizadas pelo mercado. Levando-se em conta as vendas de seguro, previdência, capitalização, Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) e seguro-saúde, o índice de crescimento foi de 40,1%, para R$ 3,02 bilhões. Se excluirmos capitalização e previdência, os prêmios com vendas de seguro, seguro-saúde e VGBL, a alta foi de 51,9%, para R$ 2,415 bilhões, a forma mais utilizado por consultores na formulação do ranking do mercado de seguros.
Na principal carteira do grupo, o seguro automóvel, o crescimento foi de 14%, enquanto o mercado acumulou alta de 3,1%. "Crescemos com lucro, graças aos investimentos no controle da carteira como no incentivo ao corretor", enfatizou Campos Salles. A Itaú vendeu R$ 562,1 milhões em auto. O índice de sinistralidade da carteira melhorou três pontos percentuais e meio, passando de 66,6% para 62,9%. Já as despesas com comercialização passaram a representar 22,4% dos prêmios ganhos, dois pontos percentuais acima do ano anterior.
A estimativa para 2003 é continuar investindo em sistemas que trazem retorno no longo prazo, a exemplo da carteira de automóvel, em outros segmento, como grandes riscos, transporte, residencial e vida. Considerando-se que as vendas da seguradora por meio das agências do banco representam menos de 15%, temos muito para explorar e crescer", disse.
Para isso, o grande investimento está sendo feito para melhorar a vida do corretor de seguros independente. "Quanto mais melhorarmos o negócio dele, melhor para nós", frisou Campos Salles. Além do investimento em sistemas que trazem todas as informações online ao corretor dos contratos fechados com a Itaú, o grupo inicia, neste mês, a TV do Corretor, um programa que será transmitido para todo o Brasil pela rede Bandeirantes, quinzenalmente, a partir do meio dia. Produzido pela DM9, o programa, com 10 minutos de duração, abordará temas do dia-a-dia do profissional de vendas, mostrando a ele os benefícios que pode obter sendo parceiro da Itaú. O investimento no programa está dentro da verba anual de marketing, estimada em R$ 14 milhões.
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