Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Olá, tudo bem?   Se você está precisando de uma ajuda nesse momento,  agora  servidor público pode    consultar se você tem ofertas disponíveis! Receba o  valor direto na sua conta em até 24 horas úteis,  tudo isso sem sair de casa.    Valor pré-aprovado 10.000  Reais A partir de 3 x  de  R$ Juros ao mês A partir de 1,69%   Sujeito à análise de crédito Consultar Oferta Valor pré-aprovado 900  Reais A partir de 24 x  de  R$ Juros ao mês A partir de 2,55%   Sujeito à análise de crédito Consultar Oferta

PMSP instituição financeira pode se recusar a efetuar a portabilidade


A instituição financeira pode se recusar a efetuar a portabilidade?
A portabilidade depende de negociação de nova operação de crédito ou de arrendamento mercantil com instituição financeira diferente daquela com a qual foi contratada a operação original. Assim, para fazer a operação de portabilidade do crédito para outra instituição, é necessário que você encontre instituição financeira interessada em conceder-lhe novo crédito, quitando o anterior. As instituições financeiras não são obrigadas a contratar com você essa nova operação. O contrato é voluntário entre as partes.
Uma vez encontrada uma instituição interessada em receber sua operação, a instituição com a qual você já tem a operação contratada é obrigada a acatar o seu pedido de portabilidade para a outra. Havendo recusa, o cliente deverá procurar a instituição proponente (ofertante do novo crédito) para se informar sobre os motivos da não efetivação da portabilidade.
Caso o cliente tenha encontrado alguma dificuldade para realizar a portabilidade e queira registrar reclamação junto ao Banco Central para que a informação seja utilizada como subsídio ao processo de regulação e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional, é necessário apresentar na abertura da reclamação as seguintes informações que podem ser obtidas junto à instituição proponente:
  • nome da instituição proponente;
  • número da portabilidade na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP);
  • data da requisição da portabilidade feita eletronicamente na CIP;
  • número do contrato da operação de crédito;
  • motivo da recusa alegado pela instituição credora original.