Título: Cruzeiro do Sul e BMG lideram queixas ao Procon
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 25/10/2006, Finanças, p. C2

Os bancos Cruzeiro do Sul e BMG são os líderes em reclamações entre os consumidores que tomaram empréstimo com desconto em folha nos últimos 12 meses, segundo a Fundação Procon-SP. Os dois bancos foram autuados e podem receber multas de R$ 212,8 a R$ 3,2 milhões.

O Procon recebeu 188 reclamações de consumidores insatisfeitos com o crédito consignado entre os meses de julho de 2005 e julho deste ano. Deste total, 48 eram contra o Cruzeiro do Sul e 32 contra o BMG. Paulo Arthur Góes, do Procon, avalia que a qualidade dos serviços prestados pelos bancos ainda deixa a desejar. A maior parte das reclamações são de empréstimos sem solicitação, atraso na liberação, desconto na folha de um valor maior do que o contratado e desconto em folha sem que o consumidor receba o empréstimo.

O Cruzeiro do Sul argumenta que o número de reclamações (48) é muito pequeno perto dos contratos fechados pelo banco no mesmo período: representam 0,01% das 451 mil operações. Segundo Sergio Capella, superintendente da área comercial do banco, os atrasos na liberação são muitas vezes explicados por problemas operacionais com órgãos do governo. Sobre os empréstimos feitos sem solicitação, ele reconhece que pode haver "má fé", mas diz que a pessoa precisa ter uma conta-corrente para tomar o recurso, o que dificulta as fraudes.

Em uma nota, o BMG diz que se "surpreendeu com o processo porque sempre cumpriu com todas as obrigações e procedimentos de empréstimo". O banco informa que apresentará ao Procon os esclarecimentos necessários.