Postagem em destaque

saiba

VE

Veja 'É difícil reconhecer erro num governo que acerta tanto' Juros, rodovias e Severino, os três erros de Lula
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/04/2005, Nacional, p. A10

A seguir, os principais pontos da primeira entrevista coletiva concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

MEA-CULPA: Para explicar os erros do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou com pouca modéstia: "É difícil reconhecer um erro num governo que acerta tanto". Mas não se fez de rogado e logo apontou dois erros. "Nós não conseguimos fazer as obras nas rodovias brasileiras que eu gostaria de fazer. Segundo, que eu acho que pode ter sido um erro nosso a gente ainda não ter feito com que os juros não sejam o único padrão de controle da inflação. Possivelmente eu possa fazer isso, que é uma busca que eu ainda não consegui. No máximo, eu acho que pode ter outros erros que, possivelmente... Você não sabe aquela história que o pai nunca vê o defeito do filho? Para o pai, o filho é o melhor da classe, é o melhor da rua, é o melhor jogador, é o melhor em um monte de coisas. Só quando ele conversa com alguém de fora é que ele fica sabendo dos defeitos do filho." Um terceiro erro admitido pelo presidente foi a derrota do PT na eleição para a presidência da Câmara. Mas com uma ressalva: "Severino é meu aliado, o partido dele faz parte da base de sustentação do governo." E explicou a vitória surpreendente: "Ele foi eleito presidente da Câmara concorrendo e cumprindo as regras existentes na Câmara. Sorte dele que ganhou e azar de quem perdeu." SALÁRIO MÍNIMO Nós precisamos trabalhar de forma intensa no Brasil para que se tenha uma melhoria muito grande no processo educacional, na formação profissional, para que os trabalhadores brasileiros não ganhem salário mínimo, ou seja, ganhem sempre um pouco mais, como os trabalhadores das indústrias mais sofisticadas. Eu acho que vamos caminhando a passos largos para conquistar um salário mínimo que possa dar, no mínimo, a dignidade que todos os trabalhadores que o ganham merecem ter.

ESTABILIDADE ECONÔMICA

Eu acho que nós estamos caminhando para garantir a estabilização da economia e que possamos ter certeza de que a inflação não voltará mais, porque a inflação é o que pode causar enorme prejuízo aos assalariados no Brasil.Eu já vivi como assalariado, recebendo a notícia de inflação de 40%, de 50%, de 80%. Eu me lembro de uma vez em que comecei a reivindicar que o salário dos trabalhadores fosse pago semanalmente. Todos nós sabemos que precisamos trabalhar, caminhar muito fortemente para que possamos reduzir a taxa de juros.

COMPANHEIRO PALOCCI

Eu tenho pelo companheiro Palocci o mais profundo respeito, uma ligação política, ideológica, uma relação de quase 30 anos. Portanto eu poderia dizer que eu e o Palocci somos unha e carne. Eu tenho total confiança nas coisas que o Palocci faz e, se ele faz, faz na perspectiva de fazer o melhor para este país. Quando o ministro Palocci anuncia a mim que vai mudar a sua equipe econômica, eu digo para ele: eu quero saber se você confia nas pessoas que está indicando. Se ele falar para mim "eu confio, são pessoas que vão fazer aquilo que eu achar que deve ser feito", então, meus queridos, monte a sua equipe porque é assim que o Brasil pode ir para a frente. Se o século 19 foi da Europa, o 20, dos Estados Unidos e o finzinho dele da China, nós queremos que o século 21 seja do Brasil e dos países mais pobres.

O GRANDE LADRÃO

O dado concreto é que temos uma meta de inflação, que era de 4,5% e passou para 5,1%. Essa meta tem uma banda para mais e para menos. Por enquanto a nossa meta é tentar chegar aos 5,1%, que nós mesmos determinamos. Se não conseguirmos é porque não conseguimos, mas perseguimos. E eu acho que se não chegarmos lá, chegaremos bem próximo. O que eu quero é não permitir que a inflação volte a ser o grande ladrão do salário do povo trabalhador.

SALTOS DA INFLAÇÃO

Eu tenho a convicção de que vai se repetir o resultado importante do ano passado, a gente garantir que a inflação não volte. Porque na hora em que a inflação começar a crescer, se ela chegar a dois dígitos, a experiência do Brasil mostra: ninguém segura, de dez para quinze vai num passo, de quinze para vinte, vai em outro.

CONTRA A TAXA DE JUROS

É importante lembrar que uma das razões pelas quais eu convidei o José Alencar para ser meu vice foi pelo discurso que ele fazia contra a política de juros, sendo empresário. Porque se fosse eu, como metalúrgico, todo mundo falaria: "Nossa! Mas esse metalúrgico é muito radical, muito sectário!" Um empresário do maior grupo têxtil de Minas falando de juros, as pessoas não ficavam tão incomodadas como (ficariam) se eu falasse. Eu acho que todos nós, o ministro Palocci, Meirelles, os funcionários todos do Brasil e o povo desejam que encontremos uma taxa de juros mais baixa e nós precisamos trabalhar para criar condições para que essa taxa de juros baixe.

O CHEQUE ESPECIAL

Quando ganhei meu primeiro cheque especial, em 1976, achei que o banco gostava de mim, me deram um cheque especial e achei que era um cliente especial. Um belo dia a minha mulher foi comprar um sofá e extrapolou o limite do cheque especial. Eu tinha meu fundo de garantia nesse banco e, de repente, percebi que, do dinheiro do fundo de garantia eu recebia um pouquinho assim de juros, mas, do que eu extrapolei no limite da minha conta, estava pagando 10% de juros. Eu, enquanto cidadão, se tiver um cartão de crédito, não posso deixar estourar, porque se eu deixar passar a data de vencimento, eu vou pagar um juro que eu não posso pagar. Nós só vamos mudar isso na medida em que o povo começar a agir com mais cobrança, não apenas (esperando) que o governo faça. A sociedade, por si só, pode ir reeducando o sistema financeiro brasileiro para entender que nós somos um país capitalista, que precisamos ter dinheiro em circulação.

AUTONOMIA DO BC

O Banco Central tem muita autonomia no meu governo. Eu sei que no Senado Federal começou uma discussão. Vamos deixar o Congresso discutir. Se em algum momento entenderem que a autonomia do Banco Central pode dar o resultado que o Palocci disse que dá, que a autonomia vai fazer baixar os juros, ora, eu seria louco se não fizesse. Agora, na teoria, a prática é outra. Ou seja, ninguém pode garantir que a autonomia, por si só, resolva o problema. Eu sei que na maioria dos países do mundo o Banco Central tem autonomia. Não faço disso uma profissão de fé e tampouco uma questão ideológica. Acho que a questão do Banco Central não pode ser tratada do ponto de vista do debate político e ideológico que se dá na sociedade, ela tem que ser tratada do ponto de vista técnico. Não faço disso uma peça de campanha. Se chegar, no momento certo, a partir dos debates que estão se iniciando, de que isso é possível e que isso melhora, não vejo por que não fazer.

ACORDO COM FMI

Não temos mais acordo com o FMI. Não se precisou dar murro na mesa, não se precisou gritar, não se precisou levantar faixa, não precisei convocar nenhuma passeata. Nos dois anos do meu governo, nós criamos as condições para que o Brasil tivesse uma segurança na sua política econômica capaz de permitir que nós disséssemos ao FMI: nós não precisamos renovar o acordo porque não vamos usar (seu) dinheiro. De qualquer forma, estamos com a economia mais sólida, com mais confiabilidade interna e externa, nossas exportações cresceram, nossas reservas são boas e, portanto, eu penso que a dependência do Brasil dos acordos com o FMI deve fazer parte da nossa História. Nós iremos trabalhar para que nunca mais o Brasil precise de acordo com o FMI em função da vulnerabilidade que o País possa ter.

AUMENTO PARA SERVIDOR

Quando eu sou sindicalista, posso reivindicar, quando eu sou Presidente da República, só posso dar na medida em que eu olho o caixa e percebo que tenho. Se não tiver, vou dizer para os funcionários que não podemos dar. Se tiver, vou dizer que podemos dar e qual a melhor forma que a gente vai fazer para que o pouco que tenha possa ser distribuído.

AUMENTO DOS MILITARES

Um ministro do regime militar um dia disse que todo trabalhador que se contentar com aquilo que ganha, talvez não mereça o que ganha. Eu não tenho responsabilidade apenas com os militares, eu tenho com os militares, tenho com o servidor público brasileiro como um todo e tenho que criar as condições para o conjunto dos trabalhadores. Eu acho que os militares prestam um trabalho enorme à sociedade brasileira. O melhor exemplo é a prestação de serviço médico na Amazônia, é o nosso Correio Aéreo Nacional, é o Soldado Cidadão. Certamente, nós vamos tratar com carinho para encontrar um jeito de dar um reajuste para os militares, mas dentro das possibilidades do nosso orçamento.

MEIRELLES

Se o Supremo Tribunal Federal abrir investigação, é uma investigação. Eu só posso tomar uma atitude quando houver uma conclusão. O que quero para mim, eu faço para os outros. O fato de o Supremo começar a investigar, pode chegar no final e concluir que todas as coisas que foram levantadas contra o presidente do Banco Central não tem procedência. Se eu tiver tirado (Meirelles) antes, eu terei criado um problema político desagradável, porque julguei antecipadamente uma pessoa.

ROMERO JUCÁ

Eu primo por entender que todo ser humano é inocente até prova em contrário. Você não pode crucificar ou decretar pena de morte para ninguém por causa de denúncia. A denúncia, tem que apurar. Eu sou obrigado a esperar que haja a investigação e que haja uma decisão, (mostrando) que não tem erro, não tem nenhum problema na vida dele. Na hora em que tiver esse veredicto, eu tomarei a posição que tiver que tomar.

TRABALHO EM EQUIPE

Eu não sei qual o contexto que o Furlan disse isso (o governo não trabalha em equipe), porque Furlan é um dos companheiros que trabalha em equipe. Se está havendo um desentendimento, como de vez em quando existe na seleção brasileira, de vez em quando os dois Ronaldinhos não se entendem, um não passa a bola para o outro, isso não quer dizer que os dois não estejam jogando para o mesmo lado. Como eu acho que o Furlan é um extraordinário ministro, vou perguntar para ele qual é a falta de sintonia que está havendo, para a gente corrigir se houver um problema dessa ordem.

PAPEL DOS PARTIDOS

Tem um problema na relação política dentro do Congresso? Se tiver, é um problema que os partidos vão ter de resolver. Eu não quero, em nenhum momento, confundir o papel que cada partido tem, que tem seu líder dentro do Congresso, com uma ação do governo. O governo vai continuar fazendo aquilo que precisa ser feito para a boa governança do nosso País. Nós achamos que o Congresso Nacional já é, e pode continuar sendo, um grande parceiro para que tenhamos solidez na nossa economia.

DERROTAS NO CONGRESSO

Eu sou grato ao Congresso Nacional por tudo que nós conseguimos fazer nesses dois anos de governo. O Congresso aprovou coisas extremamente importantes, coisas que estavam aí há anos, rolando.

CABEÇA NO TRAVESSEIRO

Não só durmo bem, como (durmo) com a consciência tranqüila, de que estamos fazendo as coisas que podem e que devem ser feitas no Brasil. Nos oito anos do governo anterior, a média de emprego gerada por mês era de apenas oito mil empregos. Em 2003, você podia comprar 1,2 cesta básica com o salário mínimo. Você vai poder comprar 2 agora, a partir de 1.º de maio, com o reajuste do novo mínimo para R$ 300. Então, eu durmo com a minha cabeça tranqüila, durmo o sono dos justos todo santo dia, sempre com a preocupação de que eu preciso fazer mais, mais e cada dia mais, porque o desejo de fazer é insaciável da minha parte, muitas vezes limitado por circunstâncias que não dependem da minha vontade.

PAPEL DA IMPRENSA

Eu acho que não conheço um político que não se queixe da imprensa. Você é capaz de chegar num político da oposição, ele está se queixando da imprensa. Você chega num da situação, ele se queixa da imprensa. Eu nunca vi alguém dizer: "Não, essa aí está fazendo o meu joguinho". Eu já vi o presidente Itamar se queixar, já vi o presidente Sarney se queixar, já vi o Fernando Henrique Cardoso se queixar, já me queixei. Você vai para a oposição, é a mesma coisa. "Não, porque a imprensa só fala do governo, a imprensa não sei das quantas." Eu, no fundo, acho que a imprensa é um bom remédio para a gente consolidar a democracia em qualquer país do mundo, para fiscalizar a administração pública. E por mais que você não goste, sem ela nós não teríamos democracia. E nos momentos históricos em que não tivemos ela, todos nós sabemos o preço que pagamos.

SEGURANÇA NO RIO

Eu acho que 99% dos moradores da Rocinha são iguais aos moradores de qualquer outro lugar do Brasil. Não tenho dúvida de que, na Favela da Rocinha, a maioria das pessoas que moram lá são pessoas trabalhadoras, pessoas de bem. Eu acho que não há por que um presidente da República não ir à Favela da Rocinha, não ir à Favela Santa Marta, não ir ao Chapéu Mangueira. Eu estou convencido de que a segurança pública hoje não é problema de um prefeito, de um governador. É preciso que haja uma junção de todos os entes federativos para que a gente possa, conjuntamente, começar a sonhar a diminuir com a criminalidade. O narcotráfico, o crime organizado, tem seu braço político, tem seu braço no Judiciário, o braço internacional, tem seu braço no empresariado, não é mais aquele ladrão que nós estávamos acostumados a ver pegar.

CONSELHO DE SEGURANÇA

O Brasil defende a democratização da ONU, defende, sobretudo, a democratização do Conselho de Segurança, defende a participação de representações por continente. O Brasil reivindica para si essa vaga, por ser o maior país da América Latina, por ser um país de maior número de habitantes, de maior extensão territorial. Primeiro precisamos garantir que haja reforma; segundo, tendo a reforma, precisamos garantir a nossa participação. Isso vai ser bom para a ONU, porque quanto mais democrática ela for, mais vai poder realizar tarefas que possam garantir maior harmonia no mundo. Eu acho que, se a reforma sair, o Brasil entrará. Estamos trabalhando para que, se não for este ano, seja no ano que vem.

VENEZUELA

Não vejo nenhuma possibilidade de haver um conflito maior entre Estados Unidos e Venezuela. Sempre que possível, tenho conversado com o Chávez, tenho feito muitas reuniões. Ainda esta semana, eu recebi a secretária de Estado dos Estados Unidos aqui, e eu penso que nós estamos andando a passos largos para que haja uma grande harmonia entre Estados Unidos e Venezuela, até porque nós, do Brasil, temos todo o interesse em que no nosso continente haja a maior tranqüilidade. Os Estados Unidos importam 15% do petróleo da Venezuela, são o maior importador de petróleo da Venezuela. Portanto a Venezuela precisa dos Estados Unidos, os EUA precisam da Venezuela e não há nenhuma razão para os dois estarem brigando. Eu, depois da reunião com a secretária Condoleezza, fiquei convencido de que as coisas vão andar muito melhor daqui para a frente. Nós precisamos de paz para que a gente possa pensar no desenvolvimento, no crescimento econômico e na geração de riqueza do nosso país.


BMG - Bombeiros MG
BMG - BOMBEIROS MG CARTÃO BENEFÍCIO
BMG - FGTS
BMG - Governo de Minas Gerais (Seplag)
BMG - GOVERNO DE MINAS GERAIS CARTÃO BENEFÍCIO
BMG - Governo de São Paulo Card
BMG - GOVERNO DE SÃO PAULO CARTÃO BENEFÍCIO
BMG - Governo do Mato Grosso Card
BMG - Governo do Mato Grosso do Sul Card
BMG - IMPCG Inst Mun de Prev de Campo Grande - MS CARD
BMG - INSS Card
BMG - INSS CARTÃO BENEFÍCIO
BMG - INSS Consignado
BMG - IPREM SP Card
BMG - IPSEMG
BMG - IPSEMG MG CARTÃO BANEFÍCIO
BMG - POLÍCIA MILITAR MG CARTÃO BENEFÍCIO
BMG - POLÍCIA MILITAR SP CARTÃO BENEFÍCIO
BMG - Prefeitura de Campo Grande Card
BMG - Prefeitura de Salvador Card
BMG - Prefeitura de São Paulo Card
BMG - PREFEITURA SÃO PAULO CARTÃO BENEFÍCIO
BMG - Seplag MG Card
BMG - SIAPE
BMG - Siape Card
BMG - SPPREV SP CARTÃO BENEFÍCIO
BRADESCO - FAPEN - Inst. da Previdência de Campo Largo - PR
BRADESCO - Governo da Bahia
BRADESCO - Governo de Minas Gerais (AUTARQUIAS)
BRADESCO - Governo de Pernambuco
BRADESCO - Governo de São Paulo
BRADESCO - Governo do Mato Grosso do Sul
BRADESCO - Governo do Paraná
BRADESCO - Governo do Rio de Janeiro
BRADESCO - INSS
BRADESCO - IPREMM - INST. PREV. DE MARILIA SP
BRADESCO - Marinha
BRADESCO - Prefeitura de Baurú SP
BRADESCO - Prefeitura de Belo Horizonte
BRADESCO - Prefeitura de Campo Largo PR
BRADESCO - Prefeitura de Coronel Fabriciano MG
BRADESCO - Prefeitura de Fazenda Rio Grande - PR
BRADESCO - Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR
BRADESCO - Prefeitura de Garça (SP)
BRADESCO - Prefeitura de Ibirité MG
BRADESCO - Prefeitura de Juiz de Fora
BRADESCO - Prefeitura de Jundiaí SP
BRADESCO - Prefeitura de Lins SP
BRADESCO - Prefeitura de Macaé RJ
BRADESCO - Prefeitura de Marília SP
BRADESCO - Prefeitura de Maringá PR
BRADESCO - Prefeitura de Osasco SP
BRADESCO - Prefeitura de Pelotas RS
BRADESCO - Prefeitura de Ponta Grossa PR
BRADESCO - Prefeitura de Recife PE
BRADESCO - Prefeitura de Salvador BA
BRADESCO - Prefeitura de São Paulo
BRADESCO - Prefeitura de Sertãozinho - SP
BRADESCO - Prefeitura de Viamão
BRADESCO - Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete SP
BRADESCO - Prefeitura Municipal de Jaú SP
BRADESCO - Prefeitura Municipal de Manhuaçu MG
BRADESCO - Siape
BRADESCO - Tribunal de Justiça da Bahia
BRADESCO - Tribunal de Justiça de Minas Gerais
BRADESCO - Tribunal de Justiça SC
BV FINANCEIRA - Credicasa
BV FINANCEIRA - VeÍculos
CCB CHINA - Aeronáutica (APENAS RETENÇÃO)
CCB CHINA - Marinha (APENAS RETENÇÃO)
CCB CHINA - Siape (APENAS RETENÇÃO)
CCB FINANCEIRA - INSS (APENAS RETENÇÃO)
CETELEM - INSS
CETELEM - INSS CARD
DAYCOVAL - Aeronautica
DAYCOVAL - Assembleia Legislativa ES
DAYCOVAL - Câmara dos Deputados DF
DAYCOVAL - Convênio Especial
DAYCOVAL - Corpo de Bombeiros MG
DAYCOVAL - Crédito Imobiliário
DAYCOVAL - Cuiabá PREV
DAYCOVAL - Fundação dos Servidores Públicos Baurú (FUNPREV)
DAYCOVAL - Governo da Bahia
DAYCOVAL - Governo de Goiás
DAYCOVAL - Governo de Minas Gerais (SEPLAG)
DAYCOVAL - Governo de Minas Gerais (SEPLAG) Cartão Benefício
DAYCOVAL - Governo de Pernambuco
DAYCOVAL - Governo de Pernambuco CARD
DAYCOVAL - Governo de Santa Catarina
DAYCOVAL - Governo de São Paulo
DAYCOVAL - Governo de São Paulo CARD
DAYCOVAL - Governo de São Paulo Cartão Benefício
DAYCOVAL - Governo do Espírito Santo
DAYCOVAL - Governo do Maranhão
DAYCOVAL - Governo do Maranhão CARD
DAYCOVAL - Governo do Mato Grosso
DAYCOVAL - Governo do Mato Grosso CARD
DAYCOVAL - Governo do Mato Grosso do Sul
DAYCOVAL - Governo do Mato Grosso do Sul CARD
DAYCOVAL - Governo do Paraná
DAYCOVAL - IMPCG - INST MUN DE PREV DE CAMPO GRANDE - MS
DAYCOVAL - INSS
DAYCOVAL - INSS CARD
DAYCOVAL - INSS CARTÃO BENEFÍCIO
DAYCOVAL - IPAMV ES
DAYCOVAL - IPREM SP
DAYCOVAL - IPREM SP CARD
DAYCOVAL - IPSEMG
DAYCOVAL - IPSM MG
DAYCOVAL - Marinha
DAYCOVAL - MINISTÉRIO PUBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS
DAYCOVAL - Polícia Militar MG
DAYCOVAL - Prefeitura de Anápolis - GO
DAYCOVAL - Prefeitura de Anápolis - GO CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Baurú CARD SP
DAYCOVAL - Prefeitura de Baurú SP
DAYCOVAL - Prefeitura de Belo Horizonte MG
DAYCOVAL - PREFEITURA DE BETIM CARD - MG
DAYCOVAL - Prefeitura de Betim MG
DAYCOVAL - Prefeitura de Caieiras SP
DAYCOVAL - Prefeitura de Camaçari BA
DAYCOVAL - Prefeitura de Campinas CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Campo Grande CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Campo Grande MS
DAYCOVAL - Prefeitura de Contagem CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Contagem MG
DAYCOVAL - Prefeitura de Cuiabá MT
DAYCOVAL - Prefeitura de Cuiabá MT CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Embu das Artes SP
DAYCOVAL - Prefeitura de Florianópolis
DAYCOVAL - Prefeitura de Goiânia GO
DAYCOVAL - Prefeitura de Itanhaém SP
DAYCOVAL - Prefeitura de Juiz de Fora CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Juiz de Fora MG
DAYCOVAL - Prefeitura de Jundiaí Card
DAYCOVAL - Prefeitura de Linhares ES
DAYCOVAL - Prefeitura de Linhares ES CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Mauá SP CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Ponta Grossa
DAYCOVAL - Prefeitura de Ponta Grossa CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Pontal PR
DAYCOVAL - Prefeitura de Pouso Alegre MG
DAYCOVAL - Prefeitura de Ribeirão Preto
DAYCOVAL - Prefeitura de Ribeirão Preto CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Salvador BA
DAYCOVAL - Prefeitura de Salvador CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Santo André CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
DAYCOVAL - Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP Card
DAYCOVAL - Prefeitura de São José dos Campos
DAYCOVAL - Prefeitura de São José dos Pinhais PR
DAYCOVAL - Prefeitura de São José SC
DAYCOVAL - Prefeitura de São Luís MA
DAYCOVAL - Prefeitura de São Paulo CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de São Paulo Cartão Benefício
DAYCOVAL - Prefeitura de São Paulo e Autarquia Hospitalar
DAYCOVAL - Prefeitura de Sorocaba CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Uberaba CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Vila Velha
DAYCOVAL - Prefeitura de Vitória CARD
DAYCOVAL - Prefeitura de Vitória ES
DAYCOVAL - Procuradoria Geral da república
DAYCOVAL - Senado Federal DF
DAYCOVAL - Siape
DAYCOVAL - Siape CARD
DAYCOVAL - STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - DF CARD
DAYCOVAL - Tribunal de Justiça BA
DAYCOVAL - Tribunal de Justiça ES
DAYCOVAL - Tribunal de Justiça ES Card
DAYCOVAL - Tribunal de Justiça SP
DAYCOVAL - Tribunal Regional do Trabalho 15ª Região de Campinas
DAYCOVAL - UNICAMP
DAYCOVAL - Universidade de São Paulo USP CARD
ITAÚ - ABERTURA DE CONTA (ITI)
ITAÚ - CONVÊNIO ESPECIAL
ITAÚ - FGTS
ITAÚ - Governo de Goiás GO
ITAÚ - Governo de São Paulo
ITAÚ - Governo do Mato Grosso
ITAÚ - Governo do Mato Grosso do Sul
ITAÚ - Governo do Rio de Janeiro
ITAÚ - INSS
ITAÚ - Polícia Militar SP
ITAÚ - Prefeitura de Campo Grande MS
ITAÚ - Siape
OLÉ - Aeronáutica
OLÉ - Bombeiros MG
OLÉ - Bombeiros MG CARD
OLÉ - CAMPREV
OLÉ - CUIABÁ PREV MT
OLÉ - Governo da Bahia
OLÉ - Governo de Minas Gerais (SEPLAG)
OLÉ - Governo de Minas Gerais (Seplag) CARD
OLÉ - Governo de Santa Catarina
OLÉ - Governo de São Paulo
OLÉ - Governo de São Paulo CARD
OLÉ - Governo de São Paulo Cartão Benefício
OLÉ - Governo do Amapá
OLÉ - Governo do Maranhão
OLÉ - Governo do Mato Grosso
OLÉ - Governo do Mato Grosso CARD
OLÉ - Governo do Paraná
OLÉ - Governo do Piauí
OLÉ - INSS
OLÉ - INSS CARD
OLÉ - IPSEMG
OLÉ - IPSEMG CARD
OLÉ - IPSM
OLÉ - IPSM CARD
OLÉ - Marinha
OLÉ - Polícia Militar de Minas Gerais CARD
OLÉ - Polícia Militar MG
OLÉ - Prefeitura de Campo Grande CARD
OLÉ - Prefeitura de Campo Grande MS
OLÉ - Prefeitura de Contagem MG
OLÉ - Prefeitura de Cuiabá MT
OLÉ - Prefeitura de Feira de Santana BA
OLÉ - Prefeitura de Feira de Santana CARD
OLÉ - Prefeitura de Florianópolis SC
OLÉ - Prefeitura de Goiânia Card
OLÉ - Prefeitura de Goiânia GO
OLÉ - Prefeitura de Gravataí Card
OLÉ - Prefeitura de Gravataí RS
OLÉ - PREFEITURA DE ITUMBIARA - GO
OLÉ - Prefeitura de Palmas
OLÉ - Prefeitura de Salvador BA
OLÉ - Prefeitura de São Gonçalo RJ
OLÉ - Prefeitura de São Paulo CARD
OLÉ - Prefeitura de São Paulo SP
OLÉ - Prefeitura de Uberlândia MG
OLÉ - Siape
OLÉ - Siape CARD
OLÉ - Tribunal de Justiça BA
OLÉ - Tribunal de Justiça de São Paulo
PAN - Abertura de Conta
PAN - Aeronáutica
PAN - Bombeiros MG
PAN - Bombeiros MG CARD
PAN - Defensoria Pública Minas Gerais
PAN - FGTS
PAN - Governo da Bahia
PAN - Governo da Paraíba Card
PAN - Governo de Alagoas
PAN - Governo de Goiás
PAN - Governo de Minas Gerais
PAN - Governo de Minas Gerais CARD
PAN - Governo de Santa Catarina
PAN - Governo de São Paulo
PAN - Governo de São Paulo CARD
PAN - GOVERNO DE SÃO PAULO CARTÃO BENEFÍCIO
PAN - Governo do Maranhão
PAN - Governo do Mato Grosso
PAN - Governo do Paraná
PAN - Governo do Parana Cartao beneficio
PAN - Governo do Rio de Janeiro
PAN - Governo do Rio de Janeiro CARD
PAN - INSS
PAN - INSS CARD
PAN - INSS CARTÃO BENEFÍCIO
PAN - IPREM SP
PAN - IPSEMG
PAN - IPSEMG CARD
PAN - IPSM MG
PAN - Marinha
PAN - Polícia Militar MG
PAN - Polícia Militar MG CARTÃO BENEFÍCIO
PAN - Prefeitura de Goiânia GO
PAN - Prefeitura de Salvador BA
PAN - Prefeitura de São Paulo
PAN - Prefeitura de São Paulo CARD
PAN - PREFEITURA DE SÃO PAULO CARTÃO BENEFÍCIO
PAN - Siape
PAN - Siape CARD
SAFRA - AERONÁUTICA
SAFRA - CAMPREV SP
SAFRA - Corpo de Bombeiros MG
SAFRA - FGTS
SAFRA - Governo da Bahia
SAFRA - Governo de Goiás
SAFRA - Governo de Minas Gerais
SAFRA - Governo de Santa Catarina
SAFRA - Governo de São Paulo
SAFRA - Governo do Mato Grosso
SAFRA - Governo do Mato Grosso do Sul
SAFRA - Governo do Paraná
SAFRA - INSS
SAFRA - IPSEMG
SAFRA - IPSM MG
SAFRA - Marinha
SAFRA - Polícia Militar MG
SAFRA - PREFEITURA DE BELO HORIZONTE MG
SAFRA - Prefeitura de Campo Grande MS
SAFRA - Prefeitura de São Paulo
SAFRA - SIAPE
SAFRA - UNICAMP SP C6 BANK - FGTS C6 BANK - INSS C6 BANK - SIAPE

: